Por
Caio Carvalho
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28.11.2013 às 06h25
As promoções de final de ano já estão aí. E uma delas, talvez a mais conhecida e esperada pelos usuários de
internet,
é a Black Friday, ação já tradicional nos Estados Unidos e que chegou
ao Brasil em 2010. É nessa data que mais de 120 lojas do varejo online
realizam descontos em vários produtos e serviços, como notebooks, TVs,
câmeras fotográficas, games e outros itens.
A edição deste ano da
Black Friday acontece a partir da meia-noite do dia 29 de novembro e
dura apenas um dia. Para tirar melhor proveito dessas promoções, Pedro
Eugenio,
CEO do portal Busca Descontos e
idealizador da Black Friday, destacou algumas dicas importante que
garantem mais segurança antes e durante o evento.
1) Primeiro vá ao lugar certo: o site da Black Friday
O
usuário terá apenas 24 horas para aproveitar o dia mundial dos
descontos. Por isso, programe-se com antecedência: a Black Friday Brasil
começa às 0h do dia 29 de novembro e termina às 23h59.
As ofertas das 120 lojas participantes estarão reunidas no site oficial da ação:
www.blackfriday.com.br.
Todas as ofertas de produtos e serviços disponíveis passam por um
filtro rigoroso de segurança, para que sejam publicadas apenas ofertas
realmente atrativas para o consumidor. O acesso ao site oficial do
evento é uma maneira de fugir das possíveis "ofertas maquiadas" - quando
as varejistas oferecem um falso desconto -, além de comprar apenas em
lojas que possuem boa reputação no comércio eletrônico.
2) Faça uma lista
Quais
os itens que você está procurando? Faça uma lista de tudo aquilo que
você pretende comprar e prepare um top 10 dos seus produtos mais
desejados. Isso ajuda a se organizar e não se perder em meio à grande
quantidade de ofertas no dia da ação.
3) Crie um orçamento e fuja das dívidas
Saiba
quanto você pretende gastar para cada produto que deseja. Sim, a Black
Friday é uma ótima oportunidade para comprar, mas evite excessos que
podem ultrapassar o limite do cartão de crédito e te deixar pendurado em
dívidas pelos próximos meses.
4) Fuja dos horários de pico
Os
picos de acesso ao site do Black Friday e das lojas participantes
acontece nas duas primeiras horas da promoção, entre meia-noite e 2h, e
na hora do almoço, entre 12h e 14h. A grande quantidade de visitantes
simultâneos pode causar lentidão no acesso. Caso isso aconteça, tente
acessar o site em outro horário.
5) Compare os preços
Antes
de comprar, compare os preços dos produtos em oferta com os de outras
lojas participantes da Black Friday. Certifique-se de entender a
especificação detalhada para realizar uma comparação válida. Não compre
nada sem antes ter certeza de que o preço está realmente em conta. E
lembre-se mais uma vez: fique atento às "ofertas maquiadas".
6) Saiba identificar quais produtos estão em promoção
Vale
lembrar que se uma loja participa da Black Friday não significa que
todos os seus produtos estão em promoção. A loja escolhe alguns itens ou
categorias que terão descontos e outros produtos podem continuar com os
preços originais. Para procurar somente aqueles que estejam com
desconto, o consumidor deve ir direto para o site da Black Friday, ou
ainda acessar hotsites montados especialmente para a ação nas páginas
das lojas.
7) Selo Black Friday Legal
As
ofertas das lojas que aderiram ao Código de Ética serão identificadas
com o ”Selo Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das
promoções.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em
trabalho conjunto com o portal Busca Descontos, criou um Código de Ética
para a Black Friday. As lojas virtuais que aderirem ao texto se
comprometem a anunciar ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra o
acordo, ela poderá sofrer suspensões.
8) Denuncie ofertas irregulares
O consumidor que encontrar alguma promoção com qualquer tipo de irregularidade ou desconto irreal pode fazer sua denúncia no
link
“Reclame Aqui”, do site oficial da Black Friday. As reclamações serão
direcionadas para o site ReclameAqui, especializado no recebimento de
reclamações e termômetro para a reputação de empresas.
E o que as empresas estão preparando?
A
Black Friday deve movimentar R$ 340 milhões enquanto estiver ativa, e
mais de 850 mil produtos devem ser comprados no dia 29. Algumas
companhias já divulgaram o que os consumidores podem esperar das
promoções. Veja abaixo algumas dessas empresas.
Participante
da Black Friday desde a primeira edição, em 2010, a Netshoes
disponibilizará mais de mil produtos com descontos para a ação,
contemplando todas as categorias esportivas, como running, futebol,
casual, basquete, bike, entre outras. A loja virtual terá um hotsite
exclusivo para a ação, trazendo todas as informações.
A
Magazine Luiza terá ofertas em todas as categorias do site, com um
grande mix de produtos. A empresa montou uma operação especial para
atender a demanda de todos os clientes, envolvendo diversas áreas
importantes como atendimento a clientes, operações, logística e T.I.
A
Lojasmm.com prepara cerca de 60 ofertas com descontos nas categorias de
informática, móveis, eletrônicos e principalmente celulares. “Esperamos
superar todos os recordes da história da loja em um dia, mas a nossa
maior preocupação em relação à Black Friday é realizar uma campanha de
qualidade, atendendo as necessidades e expectativas dos clientes em
relação a preços, descontos e serviço”, afirma Bruno França, Gestor de
Marketing Digital Lojasmm.com.
Participante
da ação pelo segundo ano consecutivo, a loja terá um mix de produtos
selecionados da linha de moda e acessórios da Hering. “Os consumidores
podem esperar descontos reais em nossos produtos. Buscaremos manter uma
capacidade de estoque que possibilite atender estes consumidores, bem
como preparar nossa infraestrutura para suportar o tráfego esperado para
a data”, afirma Rubem Razões, gerente operacional de e-commerce da Cia.
Hering.
Estreante
na Black Friday, a Netfarma terá mais de mil itens em promoção em
categorias como: maquiagens, perfumes, proteção solar, mamãe e bebê,
higiene pessoal e produtos de beleza.
Mais
de 100 lojas do shopping virtual da Rakuten participam da Black Friday,
oferecendo produtos em 30 categorias diferentes. “As ofertas vão ser
diversas. Vai ter de tudo. Todo tipo de promoção de vendas. Vamos ter
descontos, frete grátis, compre e ganhe um brinde, pague 1 e leve 2,
entre muitas outras”, conta Ricardo Jordão Magalhães, Chief Marketing
Officer da Rakuten Brasil - filial da Rakuten do Japão.
A
Livraria da Folha pretende oferecer um catálogo de aproximadamente 200
ofertas em todas as categorias do site, como livros, DVDs, games e CDs.