quinta-feira, 14 de junho de 2012

As 50 coisas que todo criativo deveria saber

Existe um site ótimo chamado “#The50 things every creative should know” ou #As50 coisas que todo criativo deveria saber”. É muito interessante. Por isso, resolvemos traduzir e publicar aqui pra vocês.

1: Você não é o primeiro

Existem alguns “primeiros” por aí. Muitos outros já abriram um estúdio, começaram a trabalhar como freelancer e a procurar estágios. E isso pode ser feito.


2: Sempre existe alguém melhor do que você
A despeito do quão bom é você, sempre existe alguém melhor. É surpreendente como se pode perder tempo pensando nisso.

3: O sucesso não é um recurso finito

Algumas pessoas pensam muito errado: que é preciso ter alguém que falhou para que você tenha sucesso. Na verdade, um sucesso não impede o outro.

4: Você não pode marcar pontos sem ter uma meta

Se você não sabe o que quer, como pode possuir alguma coisa? Ter metas define o ponto final e, consequentemente, como começar.

5: Começar qualquer coisa demanda energia

Se gasta mais energia para começar do que para terminar alguma coisa. Isso é fato para a física, sua carreira, e para a ideia na qual você tem de trabalhar.

6: O caminho para o trabalho é mais fácil do que você pensa

Para entrar no mercado de trabalho você precisa somente de três coisas: um trabalho ótimo, energia e ter uma personalidade legal. Muitos se esquecem do último atributo.

7: Tenha uma autoimagem positiva

Sua autopercepção é a sua qualidade mais importante. Veja você mesmo como a pessoa que quer ser e os outros também vão ver você desta forma.

8: Crie um site na internet limpo e simples

Um portfólio online é a melhor ou a pior parte da sua carreira. Com uma quantidade enorme de sites na internet não existe razão para não ter um.

9: Seja o curador do seu trabalho

Nunca deixe de editar o seu portfólio. Três trabalhos ótimos é melhor do que dez mais ou menos. Ninguém procurar quantidade, e sim qualidade.

10: Ouça os seus instintos

Se o seu trabalho não te impressiona, não vai impressionar as outras pessoas também. É muito difícil fingir paixão por um trabalho medíocre.

11: Faça o seu trabalho ser fácil de ser visto

As pessoas são preguiçosas. Se você quiser que o seu trabalho seja visto faça com que ele seja simples de ser visto. A maioria das pessoas apenas quer ver um JPG ou PDF.

12: Endereços escritos à mão

Clientes, empregadores ou clientes em potencial ficam impressionados com cartas com endereços escritos à mão. O toque pessoal é algo importantíssimo.

13: O tempo é precioso: vá direto ao ponto

Evite o humor bobo ou artifícios inúteis quando estiver contatando estúdios para trabalhar, eles já viram muito disso antes. Vá direto ao ponto, eles agradecerão muito.

14: Nunca faça um estágio não remunerado

Isso não é de todo o mal. Mas, um estúdio que não paga os seus estagiários (nem que seja um valor mínimo) não é um estúdio em que se valha a pena trabalhar.

15: Faça quantos estágios quanto puder

Fazer muitos estágios certamente é uma carga muito grande, mas isso é vital. Todos os estágios que você faz ajudam você a ter contatos no mercado de trabalho e a identificar a área da sua profissão em que mais se encaixa.

16: Não disperdice seu estágio

Um trabalho em um estúdio pode afundar, assim como a sua energia. Ignore isso e seja indispensável, a responsabilidade cairá sobre você caso algo precise ser feito.

17: Faça amizades com uma gráfica

Um bom contato com uma ótima gráfica (ou profissional da área) é fundamental. Eles vão ajudá-lo a economizar dinheiro e preservar a natureza.

18: Encontre lojas do tipo “Faça você mesmo” e aquelas de “1,99”

Essas lojas são ótimas opções para comprar algo barato, artefatos feitos à mão para redecoração ou recontextualização. Use sua criatividade e crie.

19: Seja paciente

Não é difícil fazer vários estágios e não encontrar aquele no qual você se encaixa. Tente fazer estágio em um estúdio no qual você ainda não pensou em estagiar.

20: Questione

Não presuma. Pergunte, mesmo que você pense que sabe as respostas. Você ficará surpreso pelo tão pouco que sabe.

21: Peça oportunidades

Isso vai parecer atrevido, mas peça coisas. Peça para participar de exposições, revistas, lançamentos – se você não pedir, não vai conseguir.

22: Busque críticas, não elogios

Você não aprende nada ouvindo das pessoas o quão maravilhoso você é. Mesmo que você pense que o seu trabalho é perfeito. Busque críticas, você pode ignorá-las sempre que quiser.

23: Faça amigos, não inimigos

A indústria criativa é um mundo pequeno: é uma rede de relacionamentos em que todo mundo conhece todo mundo. Lembre-se disso toda vez que for brigar com alguém.

24: As notícias correm

Um bom estagiário descobre que a sua reputação o precede. A maioria dos empregos que são oferecidos levam em consideração o que falam sobre você.

25: Não fique bêbado em eventos profissionais

Existe uma diferença entre ficar mais desinibido e ficar paralítico. Este último pode custar a sua dignidade, a sua reputação e talvez até mesmo o seu emprego.

26: Rede de contatos

Existe alguma verdade em “não é o que você sabe e sim quem você conhece”. Converse com as pessoas, envie e-mails; no mínimo crie uma conta no Twitter.

27: Vista-se bem, como um profissional

Você leva o seu trabalho a sério? Então cuide de sua aparência com seriedade. Os clientes são mais dispostos a negociar com pessoas que demonstrem que se importam com ele.

28: Nunca trabalhe de graça

Trabalhar de graça não somente desvaloriza a profissão como faz você parecer fraco. Até mesmo um cliente “legal” vai tirar vantagem disso.

29: Negocie

Se você realmente tem de trabalhar de graça, negocie. Clientes e estúdios de design têm muitos recursos que podem, de certa forma, servir como pagamento.

30: Leia os contratos

Nunca assine um contrato antes de ler. E também não inicie nenhum trabalho sem ter um contrato – talvez você mesmo tenha de escrever um.

31: Faça a sua fatura se destacar

Os empresários sempre estão inundados de contas. Faça com que a sua fatura se destaque com cores ou formas para que ela esteja no topo da lista de pagamento.

32: Não existe nada pior do que um trabalho ruim

Sempre force você mesmo a fazer o seu melhor. Logicamente, não existe jeito de ficar insatisfeito com o seu melhor trabalho.

33: Não existe nada pior do que um cliente ruim

Você vai sofrer muito para fazer com que a sua relação com este tipo de cliente funcione. Se não está funcionando, demita-o e faça a si mesmo um favor.

34: Abrace as suas limitações

As limitações têm um ótimo valor para criar um trabalho bem sucedido: elas te dão algo para lutar. Dessa tensão vem o brilho.

35: O ambiente não é uma limitação

O ambiente no qual você trabalha, não sendo bonito ou elegante, não deve influenciar na sua criação. Como um criativo, você deve considerar isso.

36: Problemas chatos levam a soluções chatas

Sempre questione o seu briefing. Redefina esta questão. Nenhum briefing deve ser igual a outro; um determinado problema leva a uma única solução.

37: As novas ideias são sempre “estúpidas”

As novas ideias são concebidas totalmente fora de contexto e sem mensuração de resultados – isso falsamente faz com que elas pareçam bobas, estranhas ou até mesmo impossíveis.

38: Não subestime um trabalho já iniciado

Os clientes entram em contato por causa de um trabalho já iniciado. Ironicamente, as empresas ficam animadas com ideias as quais não foram pensadas por eles anteriormente.

39: Justifique as suas decisões

Os clientes temem as decisões arbitrárias – eles querem que o problema seja resolvido. Tenha uma razão para tudo o que fizer, mesmo que essa razão seja criada depois da sua decisão ter sido tomada.

40: Apresente rascunhos, não ideias lapidadas

Apresente rascunhos ao seu cliente até quando você puder, isso faz com que eles sintam-se envolvidos no projeto.

41: Trabalhe com o cliente, não contra ele

Você pode achar que está certo, mas olhe para a solução do cliente junto com a sua. Às vezes, você se surpreenderá.

42: Não aceite sempre um não como resposta

Lute por soluções melhores. Demonstre o que você está pensando ao seu cliente, faça com que ele se envolva e entenda o seu pensamento – é difícil argumentar contra a lógica.

43: Escolha as suas batalhas

A indústria criativa é normalmente irritante, mas nem todos os argumentos são válidos. Isso leva tempo para aprender.

44: Se você for falhar, falhe bem

Ser ambicioso significa fazer ou conseguir coisas que você acha que não pode. Falhas são coisas ruins, mas às vezes necessárias.

45: Seja o autor

Seja com que pessoa for que você esteja falando, sempre fale quando algo não estiver certo. Leve isso em consideração como uma mensuração de qualidade.

46: Tenha responsabilidade com as suas falhas

Se o trabalho não está indo bem, tenha responsabilidade. Isso parece não intuitivo, mas ter responsabilidade quer dizer que você pode fazer alguma coisa para resolver o problema.

47: Compartilhe as suas ideias

Você não ganha nada guardando as suas ideias só para você; elas podem parecer preciosas, mas quanto mais você compartilha as suas ideias, mais ideias terá.

48: Saia do estúdio

O bom design é a habilidade de entender a relação entre as coisas. Essas conexões não podem ser encontradas se você ficar preso em um estúdio.

49: Prêmios são legais, mas não vitais

Prêmios são muito legais nas prateleiras, mas um cliente não vai pegar o telefone e ligar para você só por causa disso. Um trabalho sólido é que faz um cliente ligar para você.

50: Não se leve tão a sério

Leve o seu trabalho a sério, leve o negócio e suas habilidades a sério, mas não leve você tão a sério. As pessoas riem de quem se leva a sério demais.
Gostou? No site têm 100 coisas que todo o criativo deveria saber.
Essas são dicas bacanas para quem é ou quer ser criativo. Aproveite-as e compartilhe!
Abraços e bons negócios.

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