terça-feira, 3 de janeiro de 2012

App do Facebook que promete exibir quem visitou seu perfil é golpe

Milhares de internautas caíram no scam, que também já circulou pelo Twitter. Empresa de segurança ensina como limpar conta infectada.

Quem é cadastrado no Facebook deve ter notado um estranho fenômeno nos últimos dias: inúmeros usuários estão sendo marcados em fotos, mas, em vez da suposta imagem aparecer no mural, o que se vê é uma ilustração com a legenda “My Top 10 Stalkers” (Meus 10 maiores perseguidores) e, logo abaixo, uma chamada para que outros usuários também descubram os amigos que mais bisbilhotam suas contas.
Trata-se, no entanto, de um scam – um golpe virtual. Não só o internauta não verá quem visualiza seu perfil, como terá publicado em sua página uma mensagem que convida seus conhecidos a cometer o mesmo erro. A velocidade com que a praga se espalhou, no entanto, é impressionante. Alguns sites falam em 60 mil infectados, mas o número pode ser maior – visto que as pessoas continuam caindo no golpe.
Quem clica no link propagado, vê uma janela igual a de aplicativos convencionais, que pede o consentimento do usuário para acessar algumas funções de sua conta. Para abrir o programa, ele deve aceitar a solicitação. Nesse caso, porém, ao fazê-lo, ajudará a propagar o scam.
Segundo a Sophos – companhia de segurança digital – esse tipo de ameaça costuma pedir ao internauta o preenchimento de um formulário, e é isso que os crackers querem. A cada formulário, mais eles ganham. Esse scam, por sinal, chegou ao Twitter, com a mesma estratégia, antes de atingir o Facebook, como mostra o alerta publicado pela companhia em março.
Para os usuários cujo perfil foi infectado, a Sophos publicou um vídeo em que explica como limpá-lo. O internauta deve ir em configurações de privacidade, no menu “Conta”, e clicar em “Edite suas configurações”, abaixo do título “Aplicativos e sites”. A seguir, precisa selecionar logo a primeira opção – ao lado de “Aplicativos que você usa” - para ver todos programas incluídos na conta. Para remover o código malicioso, basta excluir o aplicativo danoso, clicando no pequeno “X” ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário